História Freguesia de Modelos

Modelos localiza-se na corda sul do concelho de Paços de Ferreira, confinando com Arreigada e Frazão.

modelos eraldicaA documentação medieval cita casais em Carreiro, Cimo de Vila, Aldeia, Picoto e Modelos. São sobretudo textos que recordam as servidões e obrigações para poder trabalhar as terras e o linho nos moinhos da Levada Velha.

No século XIII, Modelos pertencia a Aguiar de Sousa, e por lá ficou até 1520. Durante parte do século XVII e até 1907 pertenceu a Penafiel.

Há um século atrás a população vivia dos campos e em torno da sua fábrica de lacticínios.

A nível arquitectónico, é de referir em Santiago de Modelos o seu conjunto edificado rural no lugar da Aldeia, sobretudo pela sua integração na paisagem circundante. Também a capela de Santo António, construída em meados do século XVIII. É uma capela com equilibrio de forma e uma boa imgem do Santo António no frontal, mas sem recheio porque entretanto tudo foi vendido.

No terreiro da chamada Casa de Ronfe, construiu-se uma capela (a de Santo António do Cruzeiro) para onde se transferiu o cruzeiro da paróquia, que acabou por apadrinhar o lugar e a quinta.

Mais antiga é a Capela de Sant'Iago, em Grijoso, é prova de como este apóstolo era bem querido entre as pessoas locais. Talvez antes do século XIII teria sido matriz, mas o tempo destornou-a, em detrimento da matriz do cruzeiro. A sua principal festa é no dia 25 de Julho ao orago S. Tiago.

Modelos é uma freguesia pequena, nos censos de 1991 registava 1974 habitantes, representando cerca de 4% da população do concelho. A população activa apresenta números baixos, comparativamente às demais freguesias do concelho.

A agricultura é pouco significativa, com poucas explorações, tem uma indústria do mobiliário, motores eléctricos. O sector do comércio e serviços acompanha a média peral do concelho.

O seu artesanato é a Tecelagem e cestaria.

Em termos associativos e culturais temos o Grupo Desportivo e Cultural das Escolas de Modelos, que começou em 1981 como associação de pais e transformou-se em actividades desportivas e juvenis da freguesia.

Siga-nos no facebook

Roteiro Paços de Ferreira